FOZ DO IGUAÇU, UMA CIDADE ATRAVÉS DOS SELOS

Foz do Iguaçu está localizada no extremo Oeste do Paraná (Brasil). Possui atualmente população estimada em 260 mil habitantes (IBGE 2010). É privilegiada pela natureza exuberante: Parque Nacional do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu, rios Paraná e Iguaçu. Fronteira entre três nações de culturas diferentes: Brasil, Paraguai e Argentina. Grandiosas obras de engenharia - Usina Hidrelétrica de ITAIPU, Pontes da Amizade (unindo Brasil e Paraguai) e Tancredo Neves (unindo Brasil e Argentina) compõem a paisagem e unindo culturas distintas.

Da presença dessa capacidade humana surgiram inúmeras escolas técnicas de alto nível, pelo suporte técnico ofertado favorecendo a formação de jovens oriundos dos países que compõem o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul).

A cidade de Foz do Iguaçu, formada pela terceira rede hoteleira do Brasil oferece condições de realização de inúmeros eventos internacionais. Desses eventos podem ocorrer inúmeros temas a ser apresentados em selos.

Dos pontos em comum com as cidades fronteiriças emissões filatélicas são realizadas constantemente. Dessa forma, a cidade de Foz do Iguaçu possui potencialmente inúmeros motivos para ser constantemente estampados através da filatelia, tornando-se uma das mais lembradas em todo o mundo através dos selos.

sábado

ÁLVAR NUÑES “CABEZA DE VACA”, O DESCOBRIDOR DAS CATARATAS


A história de Foz do Iguaçu teve início com a 'descoberta' das Cataratas do Iguaçú pelo mercador e navegador espanhol ÁLVAR NUÑES "CABEZA DE VACA" em 1542, quando este se dirigia à Asunción (PY). Naquela época haviam duas possibilidades de acessar a capital paraguaia: pelo rio da Prata ou atravessando o que viria a ser o Estado de Santa Catarina, transpondo o rio Paraná e seguindo até Asunción.
Ao se aproximar, guiado por nativos, grande foi sua surpresa ao ver tamanha beleza. No entanto, Cabeza de Vaca não deixou nenhum registro no local de sua presença.

Um comentário: