FOZ DO IGUAÇU, UMA CIDADE ATRAVÉS DOS SELOS

Foz do Iguaçu está localizada no extremo Oeste do Paraná (Brasil). Possui atualmente população estimada em 260 mil habitantes (IBGE 2010). É privilegiada pela natureza exuberante: Parque Nacional do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu, rios Paraná e Iguaçu. Fronteira entre três nações de culturas diferentes: Brasil, Paraguai e Argentina. Grandiosas obras de engenharia - Usina Hidrelétrica de ITAIPU, Pontes da Amizade (unindo Brasil e Paraguai) e Tancredo Neves (unindo Brasil e Argentina) compõem a paisagem e unindo culturas distintas.

Da presença dessa capacidade humana surgiram inúmeras escolas técnicas de alto nível, pelo suporte técnico ofertado favorecendo a formação de jovens oriundos dos países que compõem o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul).

A cidade de Foz do Iguaçu, formada pela terceira rede hoteleira do Brasil oferece condições de realização de inúmeros eventos internacionais. Desses eventos podem ocorrer inúmeros temas a ser apresentados em selos.

Dos pontos em comum com as cidades fronteiriças emissões filatélicas são realizadas constantemente. Dessa forma, a cidade de Foz do Iguaçu possui potencialmente inúmeros motivos para ser constantemente estampados através da filatelia, tornando-se uma das mais lembradas em todo o mundo através dos selos.

sábado

PONTE DA AMIZADE


Envelope de primeiro dia circulado de Asunción (PY) a Cornélio Procópio (PR), em Agosto de 1970.
Imagens de ALFREDO STROESSNER e JUSCELINO KUBITSCHEK, presidentes respecivos de Paraguay e Brasil (1961); selos com imagem da ponte


A Ponte Internacional da Amizade liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, no Paraguai. Sua construção foi iniciada em 1956 e inaugurada em 1965 pelos presidentes Castelo Branco, do Brasil e Alfredo Stroessner, do Paraguai. Foi fator decisivo para o surgimento de um fortíssimo comércio exportador para Foz do Iguaçu. Para o Paraguai, foi simplesmente responsável pelo nascimento da cidade de Puerto Stroessner, hoje Ciudad del Este, o segundo maior centro urbano daquele país.
Comprimento: 553 metros
Sustentada sobre arco com vão livre de 290 metros.
Largura 13,50 m
Altura 78 m
Data de abertura 26 de março de 1965

Nenhum comentário:

Postar um comentário