FOZ DO IGUAÇU, UMA CIDADE ATRAVÉS DOS SELOS

Foz do Iguaçu está localizada no extremo Oeste do Paraná (Brasil). Possui atualmente população estimada em 260 mil habitantes (IBGE 2010). É privilegiada pela natureza exuberante: Parque Nacional do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu, rios Paraná e Iguaçu. Fronteira entre três nações de culturas diferentes: Brasil, Paraguai e Argentina. Grandiosas obras de engenharia - Usina Hidrelétrica de ITAIPU, Pontes da Amizade (unindo Brasil e Paraguai) e Tancredo Neves (unindo Brasil e Argentina) compõem a paisagem e unindo culturas distintas.

Da presença dessa capacidade humana surgiram inúmeras escolas técnicas de alto nível, pelo suporte técnico ofertado favorecendo a formação de jovens oriundos dos países que compõem o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul).

A cidade de Foz do Iguaçu, formada pela terceira rede hoteleira do Brasil oferece condições de realização de inúmeros eventos internacionais. Desses eventos podem ocorrer inúmeros temas a ser apresentados em selos.

Dos pontos em comum com as cidades fronteiriças emissões filatélicas são realizadas constantemente. Dessa forma, a cidade de Foz do Iguaçu possui potencialmente inúmeros motivos para ser constantemente estampados através da filatelia, tornando-se uma das mais lembradas em todo o mundo através dos selos.

sexta-feira

Bloco e Carimbo do lançamento de primeiro dia em Foz do Iguaçu. ANO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO PELA ÁGUA O ano de 2013 foi declarado ANO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO PELA ÁGUA pela Assembléia Geral das Nações Unidas, ONU e o dia 22 de março Dia Mundial da Água. A cooperação pela água é multidimensional por natureza e engloba fatores culturais, educacionais e científicos, assim como aspectos religiosos, éticos, sociais, de gênero, políticos, legais, institucionais e econômicos. Uma abordagem multidisciplinar é essencial para reunir as muitas facetas implícitas no conceito e mistura-os em uma visão holística. Além disso, para que a cooperação pela água seja bem-sucedida e sustentável, é necessário o entendimento comum sobre as necessidades e desafios envolvidos na questão da água. Evento paralelo organizado pela UNESCO e UN-Water, realizado durante a Conferência Rio+20, em 19 de junho de 2012, chamou a atenção de lideranças mundiais sobre o tema da cooperação pela água. Líderes mundiais e especialistas anunciaram que a cooperação pela água não é mais uma questão de escolha, agora é uma necessidade imperativa. Em sua intervenção nesse evento, o Diretor-geral Adjunto Hans D’Orville explicou que “um dos objetivos principais do Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação pela Água em 2013 é iniciar, analisar e atingir o entendimento comum sobre a essência da ‘cooperação pela água’. A cooperação pela água refere-se à gestão e ao uso pacífico dos recursos hídricos, entre os vários atores e setores e em diferentes níveis. De fato, isso consiste em uma ação conjunta em direção a fins comuns e benefícios mútuos.” Ele enfatizou ainda que: “Fazer do mundo um ‘lugar melhor’ somente será possível por meio da boa vontade global coordenada, cooperativa e interdisciplinar, que nascerá da conscientização de que é possível uma mudança de paradigma, e que sociedades verdes inclusivas têm início nas mentes dos homens e das mulheres. E que a água pode ser o denominador comum para começar esse processo.” O Município de FOZ DO IGUAÇU possui grande potencial hidráulico, uma vez que a água está presente em abundância, sendo o principal elemento de sua atrações turísticas, CATARATAS DO IGUAÇU, pelo rio Iguaçu, ITAIPU, pelo rio Paraná e o encontro desses dois grandes recursos de água, onde em seu encontro está a conjunção de três grandes países do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário