FOZ DO IGUAÇU, UMA CIDADE ATRAVÉS DOS SELOS

Foz do Iguaçu está localizada no extremo Oeste do Paraná (Brasil). Possui atualmente população estimada em 260 mil habitantes (IBGE 2010). É privilegiada pela natureza exuberante: Parque Nacional do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu, rios Paraná e Iguaçu. Fronteira entre três nações de culturas diferentes: Brasil, Paraguai e Argentina. Grandiosas obras de engenharia - Usina Hidrelétrica de ITAIPU, Pontes da Amizade (unindo Brasil e Paraguai) e Tancredo Neves (unindo Brasil e Argentina) compõem a paisagem e unindo culturas distintas.

Da presença dessa capacidade humana surgiram inúmeras escolas técnicas de alto nível, pelo suporte técnico ofertado favorecendo a formação de jovens oriundos dos países que compõem o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul).

A cidade de Foz do Iguaçu, formada pela terceira rede hoteleira do Brasil oferece condições de realização de inúmeros eventos internacionais. Desses eventos podem ocorrer inúmeros temas a ser apresentados em selos.

Dos pontos em comum com as cidades fronteiriças emissões filatélicas são realizadas constantemente. Dessa forma, a cidade de Foz do Iguaçu possui potencialmente inúmeros motivos para ser constantemente estampados através da filatelia, tornando-se uma das mais lembradas em todo o mundo através dos selos.

sábado

ÁGUA POTÁVEL



Envelope (não-oficial) com carimbo (CBC) de Foz do Iguaçu e selo.

Ao contrário do que muitos acreditam, a água é um recurso natural não-renovável, quando é poluída ou contaminada. Apesar de ser utilizada por várias pessoas como se fosse uma fonte inesgotável, cedo ou tarde, a água potável, disponível no planeta, se tornará extremamente escassa e, então, a população enfrentará sérios problemas causados pela falta desse precioso líquido.
Menos de 3% da água existente na Terra é potável, encontrando-se a maior parte na forma de gelo polar ou em camadas profundas e inacessíveis do planeta, enquanto os outros pouco mais de 97% são de água salgada. Apesar de o Brasil ser detentor de uma das maiores reservas mundiais de água doce, hoje muitos estados brasileiros já enfrentam o problema da falta de água potável.
Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável, mais de 2 bilhões não contam com saneamento adequado e, pelo menos, 6 mil crianças morrem diariamente nos países em desenvolvimento, vítimas de doenças provocadas pela água contaminada. A escassez de água potável, assim como a poluição e a contaminação das fontes, ultrapassou todas as fronteiras que separam as diversas regiões do mundo, preocupando não só as autoridades governamentais, mas, também, entidades e órgãos não-governamentais do mundo inteiro.
A escassez decorre do aumento da população, do uso crescente da água em processos produtivos e da poluição, que torna a água indisponível para o uso.
A região de Foz do Iguaçu é privilegiada com o volume de água ali existente. Devido a isso, a cidade foi uma das escolhidas para o lançamento deste selo, que expõe a importância em se preservar este mineral tão valioso para os seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário